sábado, 31 de janeiro de 2015

Crepes e panquecas fáceis

Crepes e panquecas são fáceis de fazer e costumam agradar a todos. Podem ser servidos como entrada, prato principal, acompanhamento ou sobremesa. Qualquer recheio fica ótimo, e você pode usar sobras para recheá-los. Fazem bonito num jantar elegante, mas também vão bem no café da manhã. Vamos aprender a fazer?

Além dos ingredientes, você vai precisar de:

Azeite de oliva
Frigideira antiaderente
Shaker (coqueteleira), ou mixer, ou liquidificador, ou um fouet (aquele misturador feito de arame), ou um garfo e uma jarra

MASSA DE CREPE
1 xícara (chá) de leite frio
2 ovos (abra-os numa xícara antes de usar) 
1 xícara (chá) de farinha de trigo, ou meia xícara de farinha de trigo branca e meia xícara de farinha de trigo integral 
1 colherinha de café de sal 
1 colher de café de fermento químico para bolo
1 colher de sobremesa rasa de açúcar cristal
1 colher de sopa de manteiga sem sal, ou de azeite de oliva

Primeiro, usando um garfo ou fouet, misture a manteiga com a farinha de trigo até virar uma farofa fininha. Adicione os outros ingredientes e bata até a massa ficar bem lisa e homogênea. Não deve ficar muito grossa. Se ficar muito consistente, adicione uma ou duas colheres de água.
Leve à geladeira por meia hora, numa vasilha tampada. Aqueça a frigideira, pingue o azeite para untar e frite os crepes até dourar, virando-os rapidamente. 
Passe o crepe para um prato, coloque o recheio, feche o crepe como desejar e sirva.

MASSA DE PANQUECA
3 xícaras de leite frio
3 ovos
3 xícaras de farinha de trigo branca, ou duas de farinha de trigo branca e uma de farinha de trigo integral
1 colher de café de sal

Misture tudo muito bem, batendo sempre até obter uma massa lisa e homogênea. Leve à geladeira numa vasilha tampada e deixe por lá, enquanto prepara o recheio. Aqueça a frigideira, unte com azeite e frite as panquecas, virando-as quando estiverem douradas. Passe a panqueca para um prato, coloque o recheio, enrole a panqueca e vá colocando numa assadeira. Cubra as panquecas com molho, leve ao forno por meia hora e sirva.

RECHEIOS
Os crepes podem ser recheados com recheio doce ou salgado. As panquecas, em geral, são salgadas.

Salgados: Presunto e queijo picados, ou saladas exóticas, ou tomate seco e ricota picados, ou frango desfiado temperado, ou carne moída frita, ou milho verde com ervilha e palmito, queijo minas, creme de milho, espinafre com ricota, creme de camarão, sobras de assados, etc.

Doces: Nutella, ou chocolate branco, ou brigadeiro, ou frutas vermelhas picadas, ou nozes e mel, ou marshmallow, ou banana caramelada, ou pasta de amendoim, ou queijo com goiabada... as opções são infinitas.

Fácil, não é? E lembre-se de que os crepes e panquecas podem ser servidos em qualquer estação do ano, apenas variando o recheio conforme o clima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário