domingo, 27 de janeiro de 2013

Recebendo amigos

Quer receber amigos informalmente, sem ter que se esfalfar na cozinha?
Siga das dicas abaixo e facilite a vida!


PATÉ DE ALHO
2 dentes de alho
1/2 copo de leite de vaca ou de soja
1 pitada de sal
salsinha (opcional)
óleo de soja ou azeite de oliva

Bata o leite com o sal e o alho. Depois, com o liquidificador ainda batendo, vá despejando um fio bem fino de óleo no centro da mistura. Aos poucos a mistura vai engrossar e virar um creme. Pare de bater, despeje numa vasilha com tampa e conserve em geladeira até o momento de servir. Validade: 48h.
Dica: Não exagere no alho, porque os convidados ficarão com "bafo de onça". A salsinha é antioxidante e ajuda a diminuir um pouco o hálito de alho. Este paté vai bem com praticamente qualquer tipo de bebida gelada. Se no final da festa puder servir aquelas gotinhas de chocolate com menta, vai ajudar a diminuir o hálito de alho.

PATÉ DE CEBOLA
1 cebola grande
2/3 copo de leite de vaca ou de soja
shoyu
sal a gosto
azeite de oliva

Frite a cebola no azeite. Quando dourar bem, junte o shoyu e mexa bastante, cozinhando em fogo baixo. Apague o fogo, acrescente o leite e o sal, mexa bem e deixe esfriar. Coloque esta mistura no copo do liquidificador. Vá batendo. Aos poucos, vá despejando azeite de oliva bem no centro da mistura. Aos poucos vai engrossar e virar um creme. Conserve em geladeira até a hora de servir. Validade: 48h. Também fica ótimo com outros tipos de pães, inclusive pão preto, pão integral e bolachinhas salgadas.

PATÉ DE QUEIJO
100g de cream cheese
1/2 lata de creme de leite
sal e noz-moscada a gosto

Misture tudo e leve à geladeira até a hora de servir. Pode-se incrementar com pedacinhos de bacon frito bem triturado, ou com gorgonzola amassado, ou com salsinha picada. Este paté acompanha vinho branco gelado, champagne, ou cerveja clara gelada.

Sirva os patés com torradinhas de pão francês, que você compra prontas na padaria bem baratinho.

GUACAMOLE
1 acabate
1 tomate maduro
1 cebola
sal
suco de 1 limão
pimenta vermelha sem semente

Amasse o abacate com o garfo. Pique o rale a cebola e corte o tomate em cubinhos. Misture tudo numa tigela de vidro (porque o limão reage com metais e os plásticos pegam cheiro). Leve à geladeira até a hora de servir. Se preferir, passe tudo no processador e faça um creme - o sabor é o mesmo.
Sirva com Doritos de Queijo Nacho. Este é um pato típico mexicano, então a pimenta é praticamente indispensável. Vai bem com cerveja, tequila e caipirinha.

PIPOCA CASEIRA
Milho para pipoca
óleo de soja
sal
molho de pimenta vermelha
vinagre

Estoure a pipoca na panela, com um pouquinho de óleo (apenas o bastante para "molhar" todos os grãos, sem formar poça de óleo). Cuidado para não queimar a pipoca! Num pires, misture uma colher de sopa de vinagre e uma de molhode pimenta. Distribua sobre a pipoca já salgada. Esta pipoca acompanha maravilhosamente uma cerveja bem gelada.

BRUSQUETA CANAPÉ
1 baguette
mussarela ralada
molho de tomate pronto
azeite de oliva

Forre a grelha do forno com papel alumínio (para não ter que usar assadeira e utilizar todo o espaço). Pré-aqueça o forno em temperatura média.
Corte a baguete em rodelas de 2cm de espessura. Distribua as rodelinhas sobre o papel alumínio. Sobre cada uma, coloque uma colher de chá de molho de tomate. Por cima, uma colher de chá da mussarela ralada. Por cima de todas, distribua um fio de azeite. Coloque a grelha no forno e preste atenção: quando o queijo derreter completamente, está pronto.
Estas bruschettas acompanham vinho tinto suave de mesa. Lembre-se que, como o Brasil é quente, é bom resfriar o vinho na porta da geladeira, porque à temperatura ambiente ele estará quente demais.
Também vão bem com sangria, cerveja ou refrigerantes. Não vão muito bem com sucos de frutas.

FLAN
1 lata de leite condensado, ou meia xícara de açúcar cristal
2 colheres de sopa de maisena
1/2 litro de leite de vaca, ou 1 garrafinha de leite de coco + leite de soja até completar a medida de 500ml
4 colheres de sopa de chocolate do padre

Misture tudo numa panela, leve ao fogo baixo e mexa até engrossar. Despeje em tacinhas, decore cada uma com uma cereja ou gotinha de chocolate e leve à geladeira até a hora de servir.

Com estas receitas acima, fica fácil receber amigos em casa para um bate-papo ou um filme. Os amigos mais chegados podem até ajudar no preparo. É divertido!

Um comentário:

  1. Patê de alho? Ok. Guacamole passo. Pipoca? Um dia ainda te ensino o segredo. :D

    Do mais muito bom, já testei algumas e deu certo 110%

    ResponderExcluir