quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Molho branco

Existem duas versões de molho branco que eu uso e gosto de fazer: a tradicional - Béchamel - e uma versão "truque" que aprendi com uma amiga e dá certo.

Molho Béchamel

Leite integral
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
sal e pimenta-do-reino branca a gosto
1 pitada de noz-moscada

Derreta a manteiga e acrescente a farinha de trigo, doure-a levemente em fogo baixo, mexendo sempre. Acrescente o leite aos pouquinhos, colherada por colherada, mexendo sempre, sem parar e sem deixar formar grumos. A quantidade total de leite usada deve ser entre 2 copos e 3 copos - conforme a consistência desejada. Tempere com sal, pimenta branca e noz moscada. Abaixe o fogo e deixe cozinhar mexendo sempre, para que não fique com gosto de farinha de trigo. Estará pronto quando estiver liso, com consistência cremosa e sem gosto de farinha de trigo.
Depois de cozido, pode-se acrescentar queijo picado (gruyére, mussarela, roquefort, etc.) e mexer para derretê-lo. Sirva sobre massas ou carnes vermelhas.

Molho branco fácil

2 copos de leite integral (ou 3 copos, conforme preferir a consistência do molho. Quanto menos leite, mais cremoso e temperado ele fica)
1 cebola picada
1 colher de azeite
1 colher de maisena
1 calso knorr de legumes

Frite a cebola no azeite, sem deixar dourar. Mexa sempre. Numa vasilha, misture o leite, a maisena e o caldo de legumes picado. Despeje o leite com maisena sobre a cebola frita, abaixe o fogo e vá mexendo sempre até engrossar. Depois de cozido, pode-se acrescentar os mesmos queijos. Sirva da mesma maneira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário