segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Receitas de arroz

ARROZ COM AZEITONAS PRETAS
2 xícaras de arroz branco feito na hora, pronto
½ xícara de cebola picada
1 xícara de azeitonas pretas picadas
1 pitada de orégano

Refogar a cebola na manteiga até que fique macia; misturar a cebola cozida, as azeitonas e o orégano no arroz e aquecer por cinco minutos. Sirva pequenas porções, como acompanhamento.

ARROZ COM BATATA PALHA
1 colher de sopa de azeite
2 xícaras de chá de arroz cozido
1 cebola média processada
1 pimentão vermelho processado grosseiramente
1 xícara de chá de batata palha

Em uma panela aqueça o azeite e acrescente o arroz. Reserve. Em outra panela, refogue a cebola, acrescente o pimentão e refogue até murchar. Acrescente o arroz já aquecido e misture. Coloque em um refratário, polvilhe com a batata palha e sirva.

ARROZ DE CASTANHAS
500g de arroz
1 cebola pequena processada
3 dentes de alho processado
¼ xícara de chá de azeite
Sal a gosto
 ¾ xícara de chá de castanhas processadas

Lavar o arroz e escorrer em uma peneira. Refogar em uma panela, a cebola e o alho com o azeite, juntar o arroz. Adicionar a água e temperar com sal. Cozinhar o arroz tampado em fogo baixo até secar. Depois de pronto, misturar as castanhas. Sirva.

ARROZ AO FORNO COM BERINJELA
200 gramas de arroz integral
500 gramas de tomate em rodelas
2 berinjelas cortadas em rodelas
2 dentes de alho amassados
2 cebolas em rodelas
Suco de limão

Cozinhar o arroz integral em água e sal durante 40 minutos e escorrer. Em uma frigideira antiaderente, refoqar a cebola e o alho amassado durante alguns minutos no suco de limão. Temperar com sal, pimenta-do-reino e tomilho a gosto, a berinjela e o tomate e refogar em uma frigideira com tampa. Numa travessa, intercalar camadas de arroz, berinjelas-tomate, cebola-alho, até acabar os ingredientes. Levar ao forno médio para alto por 30 minutos e servir.

ARROZ COM GENGIBRE
2 xícaras de chá de arroz
½ xícara de chá de molho shoyu
1 colher de sopa de gengibre em pedaços
2 dentes de alho amassados
4 colheres de sopa de cebolinha picada sal a gosto

Cozinhe o arroz como de costume. Retire do fogo e deixe descansar por 10 minutos antes de abrir a panela. Misture em uma tigela separada o molho shoyu, o gengibre, o alho e a cebolinha. Sirva o arroz acompanhado do molho.

ARROZ DE MANJERICÃO
2 xícaras de arroz
4 xícaras de água
1 cebola média picada
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de manjericão fresco picado

Faça um arroz branco comum com os 4 primeiros ingredientes. Quando estiver pronto, desligue o fogo, solte os grãos com um garfo e junte o manjericão. Tampe a panela e deixe abafar por 5 minutos.

ARROZ COM LOURO
1 folha de louro
200 g de arroz
1 cebola ralada
sal

Refogue a cebola em um pouco de óleo. Adicione o arroz, mexa bem e adicione água e sal. Quando começar a ferver, adicione a folha de louro. Quando começar a secar, tampe, abaixe o fogo e deixe terminar de cozinhar. Quando estiver cozido, apague o fogo, abafe com um pano de prato e aguarde dez minutos antes de servir. Acompanha bem assados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário