quarta-feira, 21 de abril de 2010

Arroz branco

2 xícaras de arroz branco Camil cru
3 xícaras de água fria
2 dentes de alho picados
1/2 cebola picada
3 colheres de sopa de óleo
1 colher de sopa (rasa) de sal

Frite a cebola e o alho no óleo até dourar levemente (não deixe dourar muito, senão o arroz não fica branco.)
Acrescente o arroz sem lavar mesmo. Frite o arroz junto com a cebola e o alho, mexendo sempre. Vá mexendo até ouvir o arroz fritar levemente. Adicione a água fria.
Deixe cozinhar em fogo alto até o arroz começar a secar. Abaixe o fogo ao mínimo, até quase desligar. Se precisar, acrescente mais um pouquinho de água. Tampe a panela e deixe por mais dez minutos.
Depois de dez minutos, destampe a panela e mexa o arroz. Se estiver cozido, solte-o levemente, tampe novamente e abafe com um pano.
Se ainda não estiver cozido, acrescente mais um pouquinho de água, tampe novamente e deixe por mais alguns minutos. Depois desligue o fogo, abafe a panela com um pano e deixe por cinco a dez minutos abafado.
Enquanto o arroz cozinha, prepare os outros pratos.

Dica:
Para fazer um arroz temperado para servir como prato único, frite mais alguns dentes de algo picados, lingüiça picada, carne de soja ou carne moída refogada, pique um tomate e misture tudo ao arroz. Se desejar, adicione meia lata de milho verde escorrido. Sirva quente.

Se o arroz queimar, retire a panela do fogo, coloque-a em uma bacia com água fria, e sem mexer no fundo retire o arroz de cima, a menos que tenha queimado demais e o gosto de queimado tenha passado para a parte superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário